Opinião
Senhores e senhoras,
É-me, particularmente, grato, a presença de todos.
Hoje, tem início, a parceria Anoreg-PE. – Associação dos Notários e Registradores do estado de Pernambuco ), e, o IBCJUS. – Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas e Sociais.
Não buscamos, apenas, uma parceria para disponibilizar CURSO – PALESTRA e debates, em curta duração, mas, para alicerçar uma Escola Perene de Expansão correlatas às atividades Notariais e de Registros, mormente a Lei 6.015 (de Registros Públicos), com suas alterações, bem como, acompanhamento, corpo à corpo de resoluções e provimentos futuros. Nosso compromisso será: Onde houver a necessidade de esclarecer, disciplinar , aprimorar qualificar e reciclar, haveremos de patrocinar.
Nessa noite aqui e agora, iremos familiarizar e plantar os primeiros passos na direção do conhecimento e entender, com sabedoria, a Lei 13.105/2015, que trata do USUCAPIÃO ADMINISTRATIVO, assim sendo, discernir e aplicar distintamente, este neo-instrumento, que estará nas mãos dos Notários e Registradores, sob os olhares dos Profissinais do Direito e servindo de leque à toda sociedade.
Por ser matéria incipiente – o desconhecido nos amedronta – sabemos que dependemos, ainda, de orientação por parte dos órgãos maiores competentes. É sabido, também, que o CNJ, se acha finalizando o provimento que disciplinará o exercício da prática e de conduta. Oxalá, venha preencher o vazio: a própria sociedade clama.
Acredito, que o instrumento do Usucapião extrajudicial terá sua eficácia , como remédio jurídico, na prática do dia a dia e conquistará seu lugar na “ VARA DA DESJUSDICIALIZAÇÃO” – no sentido figurado, assim, como exemplos, temos na prática e grandes volulmes, as as escrituras públicas de separação, divórcio, inventário e partilha, união estável, dentre outras.
Agradeço desde já, ao Doutor Adeildo Nunes, e Doutor Carlos Macambira do IBCJUS por esta realização, bem como ao Dr. Alexandre Pimentel, Dr. Sérgio Paulo, e aos colegas Roberto Lúcio e Manuel José da Silva por atenderem essa convocação.
Amigos me sinto honrado por vocês.
Agradeço também a todos os colegas e profissionais do direito aqui presentes e que ultrapassaram a perspectiva de inscrição.
Rezemos e pedimos conciência sã aos nosso politicos para uma solução de enfrentamento à crise que nos assola.
Meu muito obrigado.
Luiz Geraldo Correia da Silva
Presidente Anoreg-PE