Reeducandos da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, tiveram acesso à emissão de documentos civis nesta última quinta (30 de junho).
É o Projeto Identidade Cidadã, resultado de uma parceria da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) com a Associação dos Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg/PE), Departamento Penitenciário (Depen), e o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil/MG).
Pernambuco é o primeiro Estado a realizar a ação com a parceria das três entidades cartoriais e a PAISJ é a unidade piloto.
O objetivo da ação é resgatar a cidadania e facilitar a reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho. Embora o projeto tenha tido início ontem (29/06), com 109 documentos de identidade e certidões de casamento emitidos, foi nesta quinta (30/06) que o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, o Presidente da Anoreg/PE Luiz Geraldo e representantes parceiros estiveram na unidade prisional para acompanhar o projeto. “É com a emissão de documentos, proporcionando cidadania, que temos a oportunidade de fortalecer a nossa missão que é a ressocialização”, ressaltou Rodrigues.
Para o chefe da Divisão de Assistência Social do Depen, Leandro Garcia, “o projeto é vinculado à cidadania. Os reeducandos e a sociedade ganham com essa ação”. Cinquenta técnicos, entre psicólogos e assistentes sociais, foram capacitados para trabalhar na emissão de documentos em todas as unidades prisionais do Estado.
“Vamos enaltecer esse trabalho com perspectivas de ampliação. Podem contar conosco”, afirmou o presidente da Anoreg/PE, Luiz Geraldo Correia.