A Associação de Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg/PE), fundada em 1995, foi uma das vencedoras do Prêmio Nacional das Anoregs – PNA promovido pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), em 2021.
O prêmio tem como objetivo principal estimular as Anoregs Estaduais e do Distrito Federal na busca pela excelência na gestão e no planejamento; na organização administrativa, sistematização e disseminação das informações e produtividade, sob a ótica da prestação de serviços notariais e registrais.
A Anoreg/PE, presidida atualmente pela tabeliã de notas e protesto, Eva Tenório de Brito Papaléo, venceu na categoria Anoreg Ouro.
Graduada em matemática e direito, a tabeliã ingressou na atividade cartorária por meio de concurso público realizado em 1987 e foi uma das fundadoras da Anoreg/PE.
A Anoreg/BR conversou com a presidente da Anoreg/PE sobre as ações que resultaram na conquista da premiação. Segundo ela, a dedicação, o comprometimento, o esforço, a boa vontade da equipe, além do apoio dos colegas e das entidades locais foram fundamentais para a conquista na categoria Anoreg Ouro do Prêmio Nacional das Anoregs.
Confira a entrevista completa com a presidente da Anoreg/PE:
Anoreg/BR – O que a vitória na categoria Anoreg Ouro no Prêmio Nacional das Anoreg’s representa para a Anoreg/PE?
Eva Tenório de Brito Papaléo – Muito! Iniciamos a nossa gestão em março de 2019 quando a Anoreg/PE enfrentava enormes dificuldades: sem estrutura física nem organizacional, sem sede, sem funcionários, com dívidas parceladas junto ao INSS e com processos trabalhistas. Em nosso primeiro ano de gestão, arrumamos a estrutura física da sede, montamos nosso projeto de trabalho e estávamos em processo de angariar associados pagantes; fomos travados pela pandemia. Conseguimos organizar tudo utilizando o método do compartilhamento. Superamos a questão financeira dividindo a sede e a estrutura funcional com a Arpen/PE, contratamos assessoria parlamentar de pagamento mensal e compartilhado com as demais entidades locais, fizemos parcerias e tivemos o apoio dos conselheiros das especialidades em substituição a uma assessoria jurídica. Digo que investimos pesado na dedicação do nosso tempo pessoal e no foco nas nossas defesas e na busca por benefícios em prol da nossa atividade. A organização, a dedicação e o compartilhamento certamente fizeram a diferença. Ouvi um comentário que achei muito interessante e fiquei lisonjeada: “em pouco tempo conseguimos transformar cinzas em ouro”. Muito bom estar entre as nove Anoreg’s do Brasil premiadas na categoria Ouro. O que a vitória representa? Orgulho!!! Agradecimento a todos que colaboraram para este acontecimento.
Anoreg/BR – Quais os benefícios que o Prêmio Nacional das Anoregs trouxe para a Anoreg/PE?
Eva Tenório de Brito Papaléo – O maior benefício foi a elevação da nossa autoestima, a confiança e a credibilidade de que estamos no caminho certo, além de uma maior visibilidade e reconhecimento do nosso trabalho por parte dos associados, das autoridades locais e da sociedade em geral.
Anoreg/BR – Na sua opinião, o que levou a Anoreg/PE ganhar nessa categoria?
Eva Tenório de Brito Papaléo – Dedicação, comprometimento, esforço e boa vontade de nossa parte, o apoio dos colegas e das entidades locais foram fundamentais para seguirmos com o nosso trabalho. Confesso que não foi fácil devido às dificuldades acima apresentadas. Na auditoria, apresentamos o que tínhamos e o que realmente fizemos, em cada área tivemos pontuações. Algumas delas são: consideramos todos os titulares como associados sendo pagantes ou não; prestamos o serviço de intermediação imediata dos conflitos entre a sociedade e os cartórios através da ouvidoria, evitando denúncias na Corregedoria; prestamos um trabalho de relevância junto à Corregedoria da Justiça no fornecimento de parecer nas demandas dos associados e da sociedade; obtivemos independência financeira através das parcerias; oferecemos cursos gratuitos e pagos aos titulares e colaboradores; participamos de campanha social; a sede agora encontra-se dentro dos padrões de exigência; as informações normativas e as notícias são repassadas aos associados; nossa participação em entrevistas em emissora de Tv e rádio de esclarecimento à população sobre nossos serviços… enfim, acredito ter sido um trabalho em equilíbrio em todos os setores e que somou a pontuação necessária para a obtenção do prêmio.
Anoreg/BR – Quais são as ações e inovações da Anoreg/PE para os seus associados? Existe novidades para o novo ano?
Eva Tenório de Brito Papaléo – Deixarei para a nova diretoria. Despeço-me da presidência em março deste ano. Sinto que minha missão foi cumprida. Fui necessária em um momento de transição da Anoreg-PE, e vejo hoje que Pernambuco conseguiu a almejada unicidade e a Anoreg-PE o almejado equilíbrio. Sinto-me confortável em ter contribuído para isso. Preciso de um tempo para alguns cuidados pessoais e tenho consciência que deixo uma entidade melhor e em boas mãos. Em dezembro de 2021 ocorreu a eleição para o próximo triênio com chapa única liderada por nossa vice-presidente, da qual participo como coadjuvante, na certeza de que haverá a continuidade do nosso trabalho e melhoria com inovações e boas ações.
Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg/BR