ANOREG

logo

ALDA LUCIA SOARES PAES DE SOUZA - Tabeliã do 1º Tabelionato de Notas e Protestos do Jaboatão dos Guararapes - PE

Foi realizada nesta quinta-feira (21/03), a transferência de acervo da nova diretoria executiva da Associação de Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg/PE). A Tabeliã de Notas e Protesto, Eva Tenório de Brito Papaléo, foi eleita presidente da entidade pelos próximos três anos (2019-2022).

“Assumir a liderança de uma Associação Estadual tão importante quanto a Anoreg/PE em um momento de mudanças, crises e porque não dizer de perseguição, não é fácil. Além de ser o porto seguro dos notários e registradores, entendo que a Anoreg/PE é importante para o desenvolvimento da atividade. Desta forma, vejo com grande responsabilidade a condução da entidade. E a minha grande expectativa é vencer os obstáculos, conseguir defender com sucesso as causas da categoria e fazer jus à confiança depositada pelos colegas ao nos escolher para representá-los”, afirma Eva.

Para iniciar sua gestão, a tabeliã pretende ouvir as sugestões de notários e registradores do Estado no intuito de conhecer de perto as necessidades mais emergentes da classe, e assim, oferecer a assistência necessária. “Costumo dizer que não sou ninguém sozinha. A denominação da nossa chapa foi “Unir para Fortalecer”, e assim, contarei com uma diretoria composta de colegas de todas as especialidades e formada por notários e registradores dos antigos aos mais novos para atingir esse objetivo”, explica.

Entre as ações já planejadas, está o desenvolvimento de seminários nas diversas regiões do interior do estado e na capital, além de treinamentos práticos de capacitação. “O curso que mais se faz necessário neste momento em Pernambuco é o Curso de Mediação e Conciliação. Mas, como há previsão da realização de um curso pela Escola da Magistratura ainda neste semestre, é viável aguardar, já que é um curso com grande carga horária”, afirma Eva.

A tabeliã ainda destacou a importância dos cartórios do Estado participarem do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA). “No último Congresso, tivemos a honra de trazer dois Ouros para nosso Estado e é muito importante a participação. Primeiro pela motivação tanto do titular quanto dos colaboradores, depois porque é um motivo a mais para manter a serventia extremamente organizada e em dia e por fim leva mais”, concluiu.

Graduada em Matemática e Direito, Eva Tenório de Brito Papaléo é tabeliã de Notas e Protesto na cidade de Camaragibe, região metropolitana do Recife (PE). A tabeliã ingressou na atividade cartorária por meio de concurso público realizado em 1987, e é foi uma das fundadoras da Anoreg/PE. Atualmente, Eva Tenório de Brito Papaléo também atua como presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de Pernambuco (Sinoreg-PE), como Diretora da Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR), além de ser membro do Instituto de Protesto de Pernambuco (IEPTB-PE) e do Colégio Notarial do Brasil – Seção Pernambuco (CNB-PE).

DIRETORIA EXECUTIVA ANOREG-PE – GESTÃO 2019 A 2022
Presidente: Eva Tenório de Brito Papaléo
Vice Presidente: Alda Lúcia Soares Paes de Souza
Secretária Geral: Carla Carvalhaes Vidal Lobato Carmo
Primeiro Tesoureiro: Anita Cavalcanti de Albuquerque
Segundo Tesoureiro: André Villa Verde de Araújo

Conselho Fiscal:
Titulares:
1: Lamartine Cavalcanti Alves
2: Maurília Duarte Machado
3: Maria Helena Rodrigues da Silveira

Suplentes:
1: Mônica Machado Campos
2: Dayse Carolina de Queiroz Nunes Maciel
3: Fábio Lourenço de Lima

Fonte: Assessoria de Imprensa da Anoreg/BR

Anoreg

REALIZAÇÃO DE PARCERIAS INSTITUCIONAIS COM SEGURANÇA JURÍDICA VISAM BENEFICIAR A POPULACAO BRASILEIRA

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil – Anoreg-BR, entidade com reconhecida legitimidade para representar todas as especialidades dos cartórios extrajudiciais no território brasileiro, salienta a importância da realização de parcerias institucionais absolutamente legais firmadas com todos que representam a atividade notarial e registral.

A propósito de publicação de matéria intitulada “Detran rifa todas as empresas de registro de carros e cria monopólio suspeito”, em respeito aos associados e a toda a população, prestamos os devidos esclarecimentos em apoio a ANOREG-PE:

  1. O DETRAN/PE, levando em consideração o teor dos apontamentos de irregularidade constantes do Relatório de Auditoria – Proc. Nº 20100005-2, resolveu, por bem, iniciar a transição de modelo até então praticado, seguindo as recomendações da Corte de Contas no sentido de se apropriar da solução tecnológica para o desenvolvimento do serviço de registro eletrônico de contratos de financiamento de veículos automotores, nos termos da Portaria DP nº 8075/2023, publicada em 26.12.2023, em substituição ao modelo anteriormente praticado, que estava inteiramente sobre o controle e gestão das empresas registradoras;
  2.  O novo modelo inaugurado a partir da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica foi implementado em respeito absoluto à legislação e normativas vigentes aplicáveis ao tema, levando em consideração a expertise e respeitabilidade de uma entidade como a ANOREG-PE, e o domínio, fiscalização e gestão da solução pelo DETRAN/PE, institucionalmente competente para definir a modalidade de oferta do serviço à população pernambucana;
  3. Os termos de credenciamento anteriormente vigentes com as empresas registradoras anteriores, com a entrada em vigor da Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021 – e do Decreto nº 11.878 de 09 de janeiro de 2024, que regulamenta a modalidade de credenciamento, passaram a não se adequar aos requisitos legais autorizativos para a validade do processo de credenciamento, impondo-se, portanto, sua imediata revogação;
  4. O referido Acordo de Cooperação Técnica, além de prever inúmeras melhorais do ponto de vista operacional e de gestão, implica em otimização de resultados e redução de custos ao consumidor final, além de propiciar melhor atendimento ao interesse público;
  5. Informamos, por fim, que a ANOREG-PE foi procurada pela atual diretoria do Detran/PE para equacionar situações irregulares e buscar melhorias e aperfeiçoamento ao sistema utilizado, que está em contínuo processo de aperfeiçoamento, e poderá a qualquer tempo promover adequações para melhor atender a população pernambucana.

Portanto, cabe a ANOREG-BR repudiar qualquer pessoa física ou jurídica que tente difamar, sem provas, a ANOREG-PE e toda sua atual Diretoria, composta por profissionais da mais alta e ilibada reputação.