ANOREG

logo

PETROLEO

Importações de petróleo da China batem recorde

As importações de petróleo da China atingiram um recorde de 7,82 milhões de barris por dia (bpd) em dezembro, segundo dados da alfândega, conforme o segundo maior consumidor da commodity no mundo aproveita os baixos preços para acumular reservas estratégias, mas também aumenta as exportações de combustíveis refinados para uma alta histórica.

As importações de petróleo em dezembro foram de 33,19 milhões de toneladas, alta de 21,4% no mês e de 9,3% no ano, bem acima de estimativas anteriores da Thomson Reuters Oil Research and Forecasts.

Os dados de importação de dezembro podem significar que a China desafia os Estados Unidos para ter a posição de maior importador de petróleo do mundo, embora a Administração de Informações de Energia (AIE) ainda não tenha disponibilizado dados de dezembro dos EUA. As importações mensais chinesas só ultrapassaram as norte-americanas uma vez, em abril de 2015.

A China embarcou 335,5 milhões de toneladas de petróleo no ano passado, mostraram dados nesta quarta-feira. Isso é uma alta de 8,8%, ou cerca de 542,6 mil bpd, para 6,71 milhões de bpd, também um novo recorde.

O vice-presidente do conselho da FGE Asia, Wu Kang, disse que os dois fatores por trás desse crescimento em 2015 foram a nova demanda por refinarias pequenas e independentes, que ganharam direito de usar petróleo importado mais ao final do ano, e uma estocagem de reservas estratégicas e comerciais.

“O ano de 2016 pode ser mais interessante, uma vez que esses dois fatores devem se tornar mais poderosos conforme o governo reduz os controles tanto para as importações de petróleo quanto para as exportações de combustível, em um ritmo mais rápido que se imaginava”, disse Wu.

Anoreg

REALIZAÇÃO DE PARCERIAS INSTITUCIONAIS COM SEGURANÇA JURÍDICA VISAM BENEFICIAR A POPULACAO BRASILEIRA

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil – Anoreg-BR, entidade com reconhecida legitimidade para representar todas as especialidades dos cartórios extrajudiciais no território brasileiro, salienta a importância da realização de parcerias institucionais absolutamente legais firmadas com todos que representam a atividade notarial e registral.

A propósito de publicação de matéria intitulada “Detran rifa todas as empresas de registro de carros e cria monopólio suspeito”, em respeito aos associados e a toda a população, prestamos os devidos esclarecimentos em apoio a ANOREG-PE:

  1. O DETRAN/PE, levando em consideração o teor dos apontamentos de irregularidade constantes do Relatório de Auditoria – Proc. Nº 20100005-2, resolveu, por bem, iniciar a transição de modelo até então praticado, seguindo as recomendações da Corte de Contas no sentido de se apropriar da solução tecnológica para o desenvolvimento do serviço de registro eletrônico de contratos de financiamento de veículos automotores, nos termos da Portaria DP nº 8075/2023, publicada em 26.12.2023, em substituição ao modelo anteriormente praticado, que estava inteiramente sobre o controle e gestão das empresas registradoras;
  2.  O novo modelo inaugurado a partir da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica foi implementado em respeito absoluto à legislação e normativas vigentes aplicáveis ao tema, levando em consideração a expertise e respeitabilidade de uma entidade como a ANOREG-PE, e o domínio, fiscalização e gestão da solução pelo DETRAN/PE, institucionalmente competente para definir a modalidade de oferta do serviço à população pernambucana;
  3. Os termos de credenciamento anteriormente vigentes com as empresas registradoras anteriores, com a entrada em vigor da Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021 – e do Decreto nº 11.878 de 09 de janeiro de 2024, que regulamenta a modalidade de credenciamento, passaram a não se adequar aos requisitos legais autorizativos para a validade do processo de credenciamento, impondo-se, portanto, sua imediata revogação;
  4. O referido Acordo de Cooperação Técnica, além de prever inúmeras melhorais do ponto de vista operacional e de gestão, implica em otimização de resultados e redução de custos ao consumidor final, além de propiciar melhor atendimento ao interesse público;
  5. Informamos, por fim, que a ANOREG-PE foi procurada pela atual diretoria do Detran/PE para equacionar situações irregulares e buscar melhorias e aperfeiçoamento ao sistema utilizado, que está em contínuo processo de aperfeiçoamento, e poderá a qualquer tempo promover adequações para melhor atender a população pernambucana.

Portanto, cabe a ANOREG-BR repudiar qualquer pessoa física ou jurídica que tente difamar, sem provas, a ANOREG-PE e toda sua atual Diretoria, composta por profissionais da mais alta e ilibada reputação.